terça-feira, 3 de agosto de 2010

Livro de Mineko Iwasaki

Olá!
Ontem fiquei no meio de uma discussão sobre geishas.
Elas são prostitutas ou não? Como faço origamis ningyôs, já ouvi muito essa pergunta. E na minha opinião é não.
E eu conheço alguma geisha ? A resposta também é não.
Mas já li muitos livros e romances sobre o assunto. E sinceramente falando a visão negativa dada às geishas vem de romances escritos (na graaaaande maioria) lá na terrinha daquele artista grandão que falou que aqui pode explodir tudo e que nós agradecemos, bom tá certo que ele não é americano, mas serve de exemplo, afinal lá fora teve muita gente que acreditou no grandão.


O livro Minha Vida Como Gueixa de Mineko Iwasaki e Rande Brown é um livro legal para quem quer conhecer esse mundo fechado das gueishas, um livro que foi escrito para desmentir o livro de Arthur Golden, Memórias de uma Gueixa.
Arthur Golden entrevistou Mineko para escrever Memórias de uma Gueixa, e deixou bem claro a visão negativa que o Ocidente tem delas. No livro de Mineko é como um diário dela, rico em detalhes sobre as vestimentas, ensaios e pressões que as geishas carregam (as partes que mais gosto são as descrições que ela faz dos ozashikis...). Ela deixa claro que como em toda profissão tem os bons e os ruins.
O livro de Mineko está disponivel no Brasil pela editora JBC.

Mineko Iwasaki quando criança.

2 comentários:

  1. Ainda n tive o prazer de ler nem um nem outro, mas conesso ter ficado com água na boca pra ler este (minha vida como Gueixa). Lindo Blog amia , parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe os erros, to sem mouse e sou meio ruim de escrever de noite ! boa noite !

    ResponderExcluir